O campo do Palmeirinha atual foi inaugurado em 1982. E a equipe que lá treina é a Associação Palmeirinha de Paraisópolis Morumbi. Mas o espaço de terra batida, misturada com areia para facilitar a drenagem, e as marcações da cal, está longe de servir apenas ao time. É ainda palco de eventos, da escolinha de futebol, além das bicicletas e pipas que cruzam sua extensão, diariamente, para alegria da criançada.
“No início foi uma luta para mantermos o campo, evitando a ocupação. Com o tempo, ele naturalmente foi incorporado pela comunidade. Em 1984, organizamos o primeiro campeonato interno, com oito times. Hoje, estamos preparando a 25ª edição, com 24 equipes”, conta Francisco Luiz da Silva, o Chiquinho, como todos o conhecem. Com 49 anos, quarenta deles em
Paraisópolis, ele é o fundador e principal responsável pela manutenção do local, que conta com arquibancada, alambrado, iluminação, vestiários e ainda áreas de lazer. E em breve, ganhará um novo piso, de grama sintética.
O estádio não é palco apenas para campeonatos internos. A III Copa da Federação Paulista de Futebol, em setembro, que contou com 128 equipes, teve como uma das sedes o Palmeirinha. E em março de 2010, será realizada a 3ª edição da Copa da Paz, um campeonato idealizado para unir as comunidades de todas as regiões da capital, também com jogos programados para lá.
O Palmeirinha recebe a escolinha de futebol, que hoje conta com aproximadamente 120 crianças entre 10 e 15 anos, que treinam quase que diariamente, numa função social importantíssima. Também o handebol é ensinado, as terças e quintas, dando a chance para muitos da prática esportiva.
Copa da Paz 2010
O campeonato de futebol de várzea que promove a paz e o esporte no Paraisópolis
A favela do Paraisópolis localizada no bairro do Morumbi, em São Paulo , possui cerca de 80 mil habitantes e diversas ações e articulações comunitárias. Uma delas é o campeonato de futebol de várzea chamado Copa da Paz que nasceu com o objetivo de promover a paz no esporte e na região. Organizada pelo time Palmeirinha, fundado em 1973 pelo morador Chiquinho, que também responsável pelo setor de Esportes da Associação de Moradores e pela manutenção do campo de futebol da comunidade, a Copa da Paz completa em 2010 sua 3ª edição.
A competição reúne times de destaque do Paraisópolis – Portuguesa, Vasco, Internacional, o próprio Palmeirinha, entre outros. Além de times dos quatro cantos de São Paulo que já possuem uma trajetória de tradição no cenário varzeano, como o Vila Fundão representando o Capão Redondo, Vida Loka do Jd. São Luiz, Jd. das Palmas, 100 Querer da Vila Madalena e o Panela Problema.
A Copa tem duração de cerca de três meses e conta com o ex-jogador profissional Zé Maria como padrinho do campeonato, ele é o responsável pelo pontapé inicial da partida e também pela entrega dos troféus aos vencedores.
Desde a 2ª edição do campeonato, realizado em 2009, a Copa da Paz conta com o patrocínio do conhaque Dreher, ação que promoveu uma série de melhorias na infra-estrutura do evento e da área do campo – reforma dos bancos de reserva, pintura da Sede do Palmeirinha, etc. -, além das premiações em dinheiro para os times: 1ª colocado R$ 8.000,00 2ª colocado 3.000,00 e 3ª colocado R$1.000,00.
Este ano a Copa da Paz reúne 24 times dos quatro extremos de São Paulo para as rodadas que acontecerão aos sábados, a partir de 13H no campo de futebol da comunidade. A Abertura da Copa da Paz acontece no próximo dia 10 de abril, conta com um churrasco promovido pelo Dreher aos atletas e dirigentes de times, a partir de 13H.
Fonte: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/habitacao/paraisopolis/noticias/index.php?p=4346
http://futeboldevarzea.dreher.com.br/historico-do-campeonato/
eu quero saber se tem alguma escolinha ae em paraesopolis estou na bahia e gostaria muito de entra em uma escolinha da ae...mim passa enformações...MSN,FACEBOOK o que for precizo!!!
ResponderExcluir